A Flagship Store da tradicional marca de joias define o novo padrão de lojas da rede
A Bigben acaba de inaugurar uma loja conceito, com visual completamente renovado, no Shopping Palladium, em Curitiba. O projeto de visual merchandising moderno e sofisticado foi desenvolvido para oferecer uma experiência única aos clientes, com vitrines e ambientes que permitem identificar as coleções de joias e relógios, e a história de criação por trás de cada linha de produtos. A loja estreia como um presente para o público no principal endereço da rede, junto com o lançamento antecipado da BB Ciclos, a coleção de Natal com joias que celebram os ciclos da vida.
Empresa do Grupo Bergerson, fundada em 1973, a Bigben também redesenhou sua logomarca. As novidades preparam a marca para consolidar os planos de expansão que já estão em estudo. O projeto de expansão para as joalheiras Bigben prevê novas lojas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Neste ano foi inaugurada a loja de Umuarama e ainda em dezembro entra em atividade uma nova operação no Shopping Boulevard, em Curitiba.
“Estudamos cada detalhe desse projeto para inaugurar uma nova fase da empresa. Nos reinventamos na pandemia e, passado o susto inicial, conseguimos trazer bons resultados. Foi um período em que o consumidor também enxergou nas joias um tipo de recompensa pessoal. Agora, com esse novo investimento, prevemos crescer pelo menos 30% em faturamento em 2022”, diz a diretora comercial Karine Sackser, antecipando que a próxima loja a receber o novo conceito é a do Catuaí Shopping em Londrina, a partir de fevereiro de 2022. Em 2021, a Bigben registrou um aumento de 30% nas vendas, em relação a 2019. O Grupo Bergerson cresceu 40% no mesmo período e projeta um avanço de outros 40% em 2022.
Vitrines que contam histórias
A loja conceito Bigben foi planejada para acolher o cliente e proporcionar a melhor jornada de compra. Vitrines, expositores, móveis e detalhes de marca valorizam a apresentação das coleções de joias e relógios. Tudo remete ao conceito: a lapidação dos diamantes aparece na logomarca como um detalhe da letra B e se repete nos balcões e elementos da fachada. Nas coleções de design próprio, os diamantes Bigben se destacam pela qualidade e valor, atendendo a um pilar de marca que é a criação de joias de alta qualidade a preço acessível. Na letra G, a ideia do mostrador de um relógio conversa com a destacada posição da empresa no mercado, em que figura como a maior vendedora de relógios do Brasil por ponto de venda. O relacionamento com as melhores grifes permite uma curadoria permanente e atualizada de relógios.
“A história de um produto traz muito valor para ele. A loja conceito valoriza a comunicação dessa história. As vitrines atraem o olhar para cada coleção, com uma imagem impactante, com um texto. Conforme o cliente caminha pela loja ele vai mergulhando no conceito e criando um vínculo entre o que deseja e o que vê, para que realmente compre aquilo que tem a ver com sua identidade”, explica o arquiteto Ricardo Diniz, sócio do escritório Untie Design, especializado em ambientes de marca e responsável pelo projeto da loja conceito Bigben.
Outra inovação da loja que será replicada em toda a rede é o espaço BB Dreams, destinado a receber os clientes com atenção especial para que apreciem os diamantes de alta qualidade que caracterizam a Bigben. “Desde a apresentação, até o conforto e o cafezinho, oferecemos uma experiência multissensorial em que dizemos aos nossos clientes que todo mundo pode ter um diamante e que na Bigben ele é acessível para diferentes orçamentos”, explica Karine.
Novo ciclo de renovação
A Bigben atende a um público exigente, de classes A e B, que tem interesse em marcas sofisticadas, elegantes e de qualidade. Sintonizada com essa expectativa, a joalheria incorporou há três anos uma equipe própria de designers que desenvolve coleções autorais, um diferencial importante no mercado.
Para Bernardo Bergerson, executivo da nova geração de gestores da empresa, atuando fortemente na área de controller do grupo, os investimentos e a prospecção de novos mercados apontam para um novo ciclo de renovação, às vésperas do primeiro cinquentenário, que será comemorado em 2023. “Estamos subindo vários degraus no nosso projeto de expansão e é apenas o começo”, destaca, lembrando que a marca está presente em 14 endereços, em Curitiba, Londrina, Maringá, São José dos Pinhais, Umuarama e Joinville (SC), havendo ainda muito espaço para ampliar suas atividades no Sul do país.