A expectativa, que era grande, foi atingida com o ENARE, encontro nacional de redes associativistas de materiais de construção, que aconteceu nos dias 20, 21 e 22 de outubro, no ano em que o evento completou 15 anos. Foram três dias de muitos negócios e de conhecimentos no evento que, em função da pandemia ainda aconteceu no modelo online.
O ENARE revolucionou o mercado de materiais de construção, fortalecendo os empresários do setor e sendo também definitivo para a criação da Federação Brasileira de Redes Associativistas de Materiais de Construção (FEBRAMAT). Assim, foi atingido o objetivo de gerar negócios entre os associados da federação e parceiros além de discutir temas ligados ao setor de materiais de construção e ao associativismo, possibilitando o desenvolvimento dos empresários e profissionais.
“O ENARE 2021 foi ainda melhor que o 2020, sobretudo pelo conteúdo atualizado, palestras que deram um novo Norte na percepção dos números (antes e durante a pandemia), o e-commerce, ferramenta que devemos explorar em breve, a renovação do Projeto Alemanha, justificado pelo empenho e pelos resultados. Isso tudo é motivo de maior compromisso e entrega para que possamos superar os novos desafios, conta o Gestor da Rede Erguer, Ronaldo Teodorio Silva.
A manhã do primeiro dia de evento contou com apresentação do presidente Paulo Machado e na sequência aconteceu uma apresentação de Ludwig Veltmann, diretor Geral da Federação alemã de Redes (Der Mittelstandsverbund), seguido da palestra com Raul Candeloro, um dos maiores especialistas da área de vendas e gestão do Brasil. Na parte da tarde aconteceu a assembleia da federação.
O segundo dia foi marcado por uma agenda repleta de negócios em coletivas com a presença de todas a redes associadas e as maiores empresas do setor. No último dia aconteceu um bate-papo do atual presidente da Febramat Paulo Machado com o economista Allan Piva, além das palestras de Niury Martins, especialista em e-commerce, e o fechamento com Newton Guimarães, head da Fundação de Dados e especialista no varejo.
“Para nós foi muito gratificante ver o resultado de nosso trabalho junto ao ENARE, essa realização de eventos de sucessos no meio e uma pandemia foi realmente desafiador, mas mostrou que temos uma equipe muito preparada para encarar as dificuldades. A possibilidade de eventos digitais será um legado que deixaremos”, comemora o presidente da Febramat, Paulo Machado.
“É muito complexo conseguir estruturar um evento da grandeza do ENARE de forma online e envolvendo pessoas e empresas de quase todo o Brasil, mas ver o resultado e a satisfação dos participantes compensa todo esse esforço”, complementa Alessandra Kakihara, da área de Marketing e Projetos da Febramat.